Gestão Financeira
O que é Gestão Financeira?
Esse é um tema extremamente delicado, afinal, inúmeras empresas acabam quebrando por não saber o que é gestão financeira e como colocar esse conceito em prática!
Compram mais do que vendem, não analisam seu fluxo de caixa, seus resultados mensais, não conseguem ter uma ideia se estão fechando no negativo ou no positivo e muitas vezes são enganadas por indicadores que não representam a situação financeira real da empresa.
Mas fique tranquilo, se você se identificou nas frases acima, é hora de resolver esse problema! Nós da Domínio BPO Financeiro e Contabilidade vamos ajudar você a entender o que é, como funciona, os principais desafios e algumas dicas essenciais sobre gestão financeira que irão mudar o rumo da sua organização.
Gestão Financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa. É tudo aquilo que se refere a despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, investimentos e resultados efetivos da empresa.
Essas ações são vitais para que uma organização obtenha bons resultados, pois permite estabelecer metas, estipular prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o que estava planejado pela organização.
Agora vamos entender mais sobre gestão financeira e a sua importância.
Por que é importante uma boa gestão financeira?
Vamos analisar a imagem a seguir…
Essas são 4 perguntas fundamentais dentro de uma boa gestão financeira e demonstram de forma clara o porquê de sua importância. Se você como gestor financeiro não sabe a resposta para essas perguntas significa que está fazendo algo de errado!
Somente a partir da análise dos indicadores financeiros de uma empresa é possível entender para onde a empresa está indo, se você deve continuar nesse caminho ou tomar medidas para que os resultados melhorem.
Outra questão importante é entender se a empresa está operando no lucro ou no prejuízo. Isso parece óbvio, mas a grande maioria das organizações tiram suas conclusões a partir do fluxo de caixa, que é o que sobra. Porém, isso não tem nada a ver com lucro ou prejuízo.
Muitas vezes as empresas têm sobra de caixa, mas a operação está no prejuízo, assim como podem ter falta de caixa, e a operação está dando lucro. Por isso é importante entender verdadeiramente se a empresa está tendo lucro ou não, para que seja possível tomar ações corretivas quando o negócio não está seguindo como desejado.
Outra questão importante é entender quais ações podem ser tomadas para alcançar as melhorias desejadas. Uma vez entendido os indicadores e se realmente a empresa tem uma boa rentabilidade ou não, é preciso traçar ações para chegar no patamar de desempenho desejado.
Por fim, fazer gestão financeira é importante para entender o que a empresa tem a receber, o que tem para pagar e como está o balanceamento dos recursos financeiros. Dessa forma, você conseguirá identificar se consegue honrar com as dívidas no curto prazo com o que tem a receber, compreendendo o balanceamento entre o ativo e o passivo da organização.
Funções da gestão financeira
Dentro do foco que estamos tratando, que são as finanças corporativas, podemos destacar 4 papéis importantes que uma boa gestão financeira desempenha dentro de uma organização, e são eles:
Planejamento Financeiro
Evidenciar a necessidade de crescimento da organização, identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos.
Controle Financeiro ou Controladoria
Acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia, verificar a emissão de notas fiscais.
Administração de Ativos
Estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos), acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro) e fazer uma boa gestão de investimentos.
Administração de Passivos
Gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.
Como você pode notar, essas 4 atividades são de extrema importância para a vida econômica de uma empresa.
Uma organização que não pense nos seus ativos, passivos, que não faça um planejamento e não saiba controlar seus gastos, é uma organização fadada ao fracasso!
E você certamente não quer ser responsável por cometer esse erro, não é mesmo?